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Elabore um Currículo Eficiente
  Um bom currículo pode ser a chave da porta de entrada no mercado de trabalho, e não será necessariamente avaliado em função da quantidade de informações que traz. O importante é que seja objetivo, bem apresentado, escrito com clareza, sem erros de português e com dados objetivos.

  O currículo deve ser feito em um computador – jamais de próprio punho (a chamada letra cursiva), de forma a facilitar a sua análise pelos profissionais de recrutamento e seleção.

  Na prática, não há nada que proíba o uso da máquina de escrever na elaboração deste tipo de documento, mas com o avanço da informática as empresas estão cada vez mais inclinadas a apreciar melhor o currículo feito no computador.

  Apresentação:

  Ao escrever o currículo, é recomendável usar vários tipos de recursos gráficos, como negrito, títulos sublinhados e em destaque, e marcadores de margens e parágrafos. Além de melhorar a apresentação visual do documento, possibilita ao candidato demonstrar seus conhecimentos na área de informática.

  Papel:

  Se possível, utilizar um papel mais sofisticado, mas sem exageros. Papéis com desenhos ou cores chamativas (cor-de-rosa, vermelho, etc) não são adequados exatamente pelo excesso, neste tipo de utilização.

  Quantidade:

  O currículo deve ser feito, preferivelmente, em duas folhas de papel, para proporcionar uma leitura e uma avaliação sem perda de tempo.

  Assinatura:

  Não se deve assinar o currículo. É desnecessário.

  Local e data:

  Não é preciso muitos detalhes. Colocar apenas o local, o mês e o ano. Exemplo: São Paulo, janeiro de 2006.

  Informe o nome (em destaque), endereço, telefone fixo, telefone de contato, celular e e-mail.

  Obs: DATA DE NASCIMENTO, ESTADO CIVIL, FILIAÇÃO, LOCAL DE NASCIMENTO E NÚMERO DE DOCUMENTO (CPF, RG) SÃO DISPENSÁVEIS.

  Objetivo:

  Administração, Comunicação, Atendimento, etc.

  Escreva de maneira direta a área de atuação pretendida.

  Síntese de Qualificações

  • Mais de seis anos de atuação na área de atendimento ao público, seleção de candidatos, telemarketing ativo e receptivo;

  • Assistência a Gerência, controle de agenda, serviços de bancos, elaboração de cartas e de planilhas;

  • Organização de eventos, sendo o mais recente.

  Informe, de maneira resumida, tudo o que desenvolveu ao longo da carreira.

  Formação:

  Técnico em Processamento de Dados - Escola Técnica Estadual, etc.

  Indique apenas a sua formação mais recente ensino fundamental, médio ou superior. Sem esquecer de apontar a instituição de ensino onde concluiu o curso.

  Cursos e Treinamentos:

  • Inglês - Escola...;

  • Informática (windows XP, pacote Office) - Escola...;

  Descreva cursos extra-curriculares (informática, idiomas). Indique o curso e a instituição de ensino onde concluiu.

  Histórico Profissional:

  • 2003 a 2004

  o Nome da Empresa

  Fábrica de massas alimentícias, em expansão, com cerca de sete franquias no comércio.

  • Auxiliar de escritório

  • 1998 a 2002

  o Nome da Empresa

  Empresa de prestação de serviços, que teve como cliente o XXXX, na ocasião da implantação das XXXXXXX em São Paulo chegou a contratar cerca de 700 profissionais.

  • Técnico em Informática

  Enumere os trabalhos profissionais realizados, informando o tempo que atuou na empresa, o nome da empresa o segmento em que atua e a origem, além do cargo que ocupou.

  Obs: É importante, ao redigir o histórico profissional, começar sempre pela experiência mais recente.

  • Uso de barras;

  • Negrito;

  • Folha de roda pé;

  • Sublinhar os títulos e

  • Utilizar marcadores.

  São aspectos que além de deixar o currículo com uma estética melhor, possibilitam ao candidato demonstrar seus conhecimentos na utilização dos programas de informática

  • Caso o trabalhador disponha de recursos, é interessante optar por imprimir o currículo em um papel mais sofisticado. Isto diferenciará seu currículo dos demais.

  • Elabora seu currículo em no máximo 2 (duas) folhas.
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